• X-Bits

Devo ter um setor de TI em minha empresa ou terceirizo essa atividade?


Nosso CEO - Carlos Colenetz relata os cuidados e benefícios de um parceiro estratégico de Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação (TI) está presente nas companhias de todos os tamanhos. Seja nas micro, pequenas, médias, grandes empresas ou mesmo nas atividades realizadas por profissionais liberais, o uso de dados ganha cada vez mais importância estratégica nos dias atuais.

Mas você já analisou todos os custos envolvidos para manter e gerenciar um setor de tecnologia em seu empreendimento?

Saiba que é possível incluir uma área dessas em sua organização com segurança, valores acessíveis que não comprometam o core business e o fluxo de caixa de seu negócio. Sim, estamos falando a terceirização dessa atividade.


Por onde começar

“O primeiro passo é encontrar uma empresa que tenha expertise e know-how para usar a tecnologia a seu favor e saiba realizar essa tarefa com precisão. Afinal, é preciso ter alguém de extrema confiança para repassar essas responsabilidades”, explica o especialista em tecnologia da informação, Carlos Eduardo Colenetz, diretor da X-Bits, empresa especializada no desenvolvimento de software web e aplicativos.

Segundo ele, para evitar falhas de comunicação, é importante formalizar as atividades que serão desenvolvidas num contrato de prestação de serviços. “Seja o desenvolvimento de softwares, manutenção de servidores, suporte help desk, análise de infraestrutura, segurança digital, monitoramento de redes, integração de sistemas ou até mesmo a gestão completa de TI, tudo deve estar detalhado”, explica.

De acordo com Colenetz, um prestador de serviços especializado pode trazer grandes benefícios para a empresa. Para quem tem dúvidas sobre o tema, vale a pena acompanhar as considerações a seguir:

1) Redução de custos

Essas palavras estão na mente de qualquer empreendedor. Em vez de manter uma equipe própria de TI – que engloba despesas com encargos trabalhistas, seguro-saúde, benefícios e outros gastos inerentes à contratação – a terceirização permite ter profissionais qualificados à disposição do negócio, no período necessário.

2) Controle dos serviços

Visitas periódicas, análise dos equipamentos e softwares, manutenção preventiva e relatórios de desempenho. Por vezes, os afazeres do dia a dia não permitem que a equipe interna realize essas tarefas.

Já o prestador do serviço terá essa atividade em seu escopo de trabalho, fará questão de prestar contas e mostrar o que foi feito para deixar o cliente satisfeito.

3) Mais eficiência

Como o atendimento será feito por especialistas em diversas plataformas – que se mantém atualizados e capacitados em oferecer as devidas soluções - sua equipe interna fica livre para focar no planejamento e na execução das ações estratégicas do negócio.

4) Segurança

O armazenamento de dados, a transmissão de informações, o acesso ao conhecimento e a segurança desses elementos devem estar protegidos contra vulnerabilidades e pessoas mal-intencionadas.

Se você acha que isso não acontece na vida real, faça uma pesquisa sobre o canal de TV por assinatura HBO. Em 2017 ele foi hackeado e os “bandidos virtuais” roubaram 1,5 terabytes de documentos com roteiros, episódios inéditos, relatórios financeiros e outras informações da série Game of Thrones.

Como se vê, nem mesmo a saga de fantasia épica baseada nos livros de George R.R. Martin previu incidentes cibernéticos contemporâneos como esse, mas saiba que eles acontecem com mais frequência do que se imagina.

5) Melhoria contínua

A função de uma equipe terceirizada não é apenas realizar os processos de TI para quem a contratou, mas avaliar frequentemente essas metodologias, buscar sucessivas melhorias e adequações para o negócio.

Sobre o especialista:

Carlos Eduardo Colenetz é bacharel em Sistemas de Informação, atuou em diversas companhias de tecnologia como coordenador de projetos e gerente de contas. Possui especializações internacionais em sistemas de computação mobile e nuvem.

Idealizou e desenvolveu o Mentor BI, uma solução completa para inteligência de negócios que permite transformar dados em informações relevantes. Assim, os gestores de qualquer empresa ganham uma poderosa ferramenta de trabalho que fornece gráficos, relatórios e painéis dinâmicos que auxiliam nas tomadas de decisões estratégicas e na real geração de valor aos negócios.

A X-Bits Software está no mercado há 10 anos, desenvolvendo soluções para pequenos, médios e grandes clientes. Já ajudou dezenas de clientes a melhorar seus processos de captação, tratamento e análise de dados. Informações sobre o Mentor acesse www.mentorbi.com.br


Assessoria de Imprensa: Mem e Mem Comunicação

0 visualização
Quer conhecer mais sobre o Notion? Siga nosso canal JeitoTech
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

©2020 by X-Bits Tecnologia.